Formigas-de-Fogo Sobrevivem Após Harvey

 No Texas, Estados Unidos, com as enchentes ocasionadas pela passagem da tempestade Harvey, as formigas-de-fogo sobrevivem formando uma espécie de "balsa" avermelhada como a lama.
Formiga-de-Fogo em tamanho maior para melhor visualização.

  Para evitar o afogamento, uma multidão de formigas-de-fogo se unem formando uma camada de insetos na superfície da água.

 Segundo Jim Hardie, especialista da Royal Entomological Society, em Londres, explica à BBC que as balsas podem ser formadas por até 100 mil formigas.

 Com a gordura de seus corpos, elas criam uma rede resistente à água que protege a rainha do grupo. E, assim, viajam em busca de um novo local para cavar seus formigueiros.

 "Elas são duras na queda. Têm contingências para tudo, até para furacões.", fala Hardie.

Brasil

 Segundo o biólogo Carlos Roberto Ferreira Brandão, especialista em formigas no Museu de Zoologia da USP, estar pronta para "boiar" é uma característica vista em algumas espécies do gênero Solenopsis, popularmente conhecido como formiga-lava-pés.

 "Elas estão em todas as regiões do Brasil. Na Amazônia, como existem mais rios, é mais comum ver as 'bolas de formigas'. É mais visível, mas não necessariamente é mais comum.", falou o biólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos Colorir Emojis