Monique Alfradique: Polêmica em Novela

 Na novela Deus Salve o Rei, da Globo, a atriz Monique Alfradique causa polêmica ao interpretar a personagem Glória. O motivo de tanto alarde é a utilização da técnica de preenchimento corporal chamada Fat Suit, que dá vida a uma mulher com sobrepeso e problemas de autoestima.
Monique Alfradique e a sua personagem Glória

 Polêmica

 O Fat Suit provoca polêmica e críticas de profissionais da área de saúde, uma vez que o método é semelhante ao "black face" onde atores brancos se pintavam de negros e interpretavam personagens grotescos e pautados em estereótipos racistas como Jim Crow, Uncle Tom ou Sambo.

  Segundo a nutriocinista Paola Altheia, não existe diferença entre os dois:

 "Os estereótipos promovidos pelo Fat Suit também são muitos: a mulher gorda é solitária, come quantidades avassaladoras de comida e é dona de uma cativante “beleza interior” que só se revela no momento da trama em que ela emagrece e se torna enfim “bela” (para o arrependimento de todos os homens que não a quiseram)."

 "No fim das contas, é um festival de desrespeito, ofensas e estigma dentro de uma associação bizarra de magreza como a mais pura beleza e ser gordo como algo que ninguém deseja ser ou se envolver com.", afirma Paola Altheia.

 Para a professora Danila Lima, esse clichê acentuado em torno da personagem beira o ofensivo por só existir espaço para atrizes gordas que sejam engraçadas ou que cumpram esse padrão da superação no roteiro (conhecido tecnicamente como Makeover):

 "Se a personagem precisa ser gorda, sua característica é ser engraçada, simpática e sempre reforçar alguma coisa sobre o corpo dela quando aparece um suposto par romântico. Ou seja, não há espaço para uma personagem gorda com dramas reais ou assuntos que não forem em torno do peso.

Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos Colorir Emojis